Nesse trabalho, pretende-se associar a hospedagem domiciliar à idéia de um serviço prestado e comercializado em uma residência e de convívio entre hóspede e morador anfitrião. Conseqüentemente serão descartadas algumas modalidades de hospedagem domiciliar já citadas na última postagem, ressaltando outras e igualando o conceito de hospedagem domiciliar ao conceito do bed and breakfast.
Mas, antes, vamos explicar o que é hospedagem do tipo bed and breakfast a partir das definições encontradas.
A primeira é a elaborada pela ONG LUNUX que realizou um projeto de consultoria para a questão de hospedagem domiciliar na cidade do Rio de Janeiro:
Geralmente os B&B são definidos como residências aonde um morador, ou anfitrião, oferece um quarto onde pernoitar e um café da manhã ao viajante na manhã seguinte. O uso do banheiro está incluído, sendo que muitas vezes este é de uso comum à família. Este é o tipo de B&B, conhecido como homestay, ou, para nós, como hospedagem domiciliar.
Encontramos também uma definição de Maria Augusta Araújo Cruz e Maria Poggi e Borges, em um artigo da Revista Turismo – Visão e Ação de maio/ago. 2006 :
Um outro tipo de hospedagem de pequeno porte é o denominado Bed and Breakfast (B&B), que, em português, seria traduzido como cama e café, onde os proprietários alugam quartos de seus imóveis, que possuem algum valor histórico, no local onde se encontram ou por ser uma casa exótica ou, simplesmente, por possuir localização agradável, e servem o café da manhã, já incluso no valor da diária.
E ainda a definição encontrada no Portal Brasileiro do Turismo que afirma que bed and breakfast são acomodações em residências ou pequenos prédios, em que o proprietário habita e oferece serviço personalizado, ele mesmo servindo o café da manhã.
Depois de analisadas as definições de hospedagem domiciliar e bed and breakfast e levando-se em conta características essenciais para a realização de uma hospedagem domiciliar, que são: a hospedagem é realizada em uma residência com moradores e hóspedes compartilhando alguns ambientes, o serviço é remunerado e além da hospedagem, os proprietários prestam alguns serviços como o café da manhã; pode-se criar uma definição de hospedagem domiciliar que será usada de agora em diante na continuação dos estudos:
Hospedagem Domiciliar é aquela em que o morador, por meio de atendimento familiar, disponibiliza de um a três quartos em sua residência, totalizando no máximo nove leitos, construída originalmente para moradia, oferecendo ao hóspede café da manhã, serviços básicos necessários para sua hospedagem e alguns ambientes compartilhados com a família anfitriã, mediante remuneração.
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário