sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Qual a origem da hospedagem domiciliar?


A hospedagem domiciliar ou bed and breakfast é uma invenção do Reino Unido e de acordo com o site de empresas do ramo, como, Cama e Café e Bed na Breakfast, o início dessa prática aconteceu na Irlanda. Estudos da ONG LUNUZ também acrescentam que esse tipo de hospedagem ocorreu na época da primeira Guerra Mundial e tornou-se popular nos outros países do Reino Unido: Escócia, Inglaterra e País de Gales.

Segundo Ana Pimentel, donos de grandes mansões, necessitando de uma nova fonte de renda, por estarem empobrecidos, ofereciam hospedagem em suas casas em troca de uma taxa. Para atrair o hóspede com uma boa cama e um café da manhã abundante, os habitantes exibiam foras das portas das suas residências, placas com o escrito bed and breakfast, tornando-o famoso.

Já em países como Alemanha, Suíça e Áustria, de acordo com o site Portal Brasileiro do Turismo, a expressão conhecida e utilizada para denominar a hospedagem domiciliar é zimmerzu vermiten, o que traduzido significa quartos para alugar.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Participação em Concurso!!


No mês passado, nos inscrevemos no Prêmio Técnico Empreendedor 2009 realizado pelo Sebrae, na categoria tecnólogo e tema inclusão social. Esse concurso é voltado à estudantes e possui uma etapa regional e outra nacional.

O projeto propõe a partir da criação de uma agência de hospedagem domiciliar, o fomento do turismo na cidade, mais especificamente no bairro de Vila Madalena, por meio da divulgação, e formação de rede de hospedagens domiciliares, onde os proprietários poderão disponibilizar leitos ociosos em suas residências para visitantes, através da prestação de serviços, que refletirá em oportunidades de emprego, geração de renda, além do enriquecimento social e cultural proveniente do contato entre hóspede e anfitrião.

A proposta da agência de hospedagem domiciliar, batizada de MADALENA INN visa beneficiar a comunidade ao qual está inserida além de colaborar para a humanização das viagens e respeitando o conceito de sustentabilidade. Foi idealizada com o objetivo de incorporar os moradores no fenômeno do turismo e aproximar o turista do cotidiano da realidade visitada sem que haja a desconfiguração de áreas residenciais nem gastos com novas construções.

Para quem quiser saber mais sobre o Prêmio Técnico Empreendedor basta acessar
http://www.sebraesp.com.br/fique_olho/premio_tecnico_empreendedor e tirar suas dúvidas.

A divulgação dos resultados da etapa regional será dia 30/09/2009. Agora é esperar e torcer!!!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Hospedagem Domiciliar - Definições Parte II

Nesse trabalho, pretende-se associar a hospedagem domiciliar à idéia de um serviço prestado e comercializado em uma residência e de convívio entre hóspede e morador anfitrião. Conseqüentemente serão descartadas algumas modalidades de hospedagem domiciliar já citadas na última postagem, ressaltando outras e igualando o conceito de hospedagem domiciliar ao conceito do bed and breakfast.

Mas, antes, vamos explicar o que é hospedagem do tipo bed and breakfast a partir das definições encontradas.

A primeira é a elaborada pela ONG LUNUX que realizou um projeto de consultoria para a questão de hospedagem domiciliar na cidade do Rio de Janeiro:
Geralmente os B&B são definidos como residências aonde um morador, ou anfitrião, oferece um quarto onde pernoitar e um café da manhã ao viajante na manhã seguinte. O uso do banheiro está incluído, sendo que muitas vezes este é de uso comum à família. Este é o tipo de B&B, conhecido como homestay, ou, para nós, como hospedagem domiciliar.

Encontramos também uma definição de Maria Augusta Araújo Cruz e Maria Poggi e Borges, em um artigo da Revista Turismo – Visão e Ação de maio/ago. 2006 :
Um outro tipo de hospedagem de pequeno porte é o denominado Bed and Breakfast (B&B), que, em português, seria traduzido como cama e café, onde os proprietários alugam quartos de seus imóveis, que possuem algum valor histórico, no local onde se encontram ou por ser uma casa exótica ou, simplesmente, por possuir localização agradável, e servem o café da manhã, já incluso no valor da diária.

E ainda a definição encontrada no Portal Brasileiro do Turismo que afirma que bed and breakfast são acomodações em residências ou pequenos prédios, em que o proprietário habita e oferece serviço personalizado, ele mesmo servindo o café da manhã.

Depois de analisadas as definições de hospedagem domiciliar e bed and breakfast e levando-se em conta características essenciais para a realização de uma hospedagem domiciliar, que são: a hospedagem é realizada em uma residência com moradores e hóspedes compartilhando alguns ambientes, o serviço é remunerado e além da hospedagem, os proprietários prestam alguns serviços como o café da manhã; pode-se criar uma definição de hospedagem domiciliar que será usada de agora em diante na continuação dos estudos:

Hospedagem Domiciliar é aquela em que o morador, por meio de atendimento familiar, disponibiliza de um a três quartos em sua residência, totalizando no máximo nove leitos, construída originalmente para moradia, oferecendo ao hóspede café da manhã, serviços básicos necessários para sua hospedagem e alguns ambientes compartilhados com a família anfitriã, mediante remuneração.