terça-feira, 13 de outubro de 2009

Apresentação no Aniversário do IFSP

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo completou 100 anos no dia 23 de Setembro e na semana do aniversário foram realizadas algumas atividades de comemoração, entre elas a apresentação dos trabalhos de iniciação científica que estão sendo realizados pelos alunos nesse ano.

O Trabalho "Hospedagem Domiciliar em São Paulo: estudo de implementação no bairro de Vila Madalena" foi apresentado no dia 24 de setembro para um público diversificado, com estudantes de vários cursos e professores.

A palestra englobou o embasamento bibliográfico da pesquisa, a apresentação do tema a partir de algumas definições, assim como os resultados obtidos até agora, como: entrevista, participação em concurso e criação e atualização do blog.

A exposição do tema durou cerca de 15 minutos, e os 5 minutos posteriores foram reservados para perguntas do público que mostrou-se bem interessado sobre o assunto contribuindo para um maior debate e aprendizado sobre hospedagem domiciliar.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Qual a origem da hospedagem domiciliar?


A hospedagem domiciliar ou bed and breakfast é uma invenção do Reino Unido e de acordo com o site de empresas do ramo, como, Cama e Café e Bed na Breakfast, o início dessa prática aconteceu na Irlanda. Estudos da ONG LUNUZ também acrescentam que esse tipo de hospedagem ocorreu na época da primeira Guerra Mundial e tornou-se popular nos outros países do Reino Unido: Escócia, Inglaterra e País de Gales.

Segundo Ana Pimentel, donos de grandes mansões, necessitando de uma nova fonte de renda, por estarem empobrecidos, ofereciam hospedagem em suas casas em troca de uma taxa. Para atrair o hóspede com uma boa cama e um café da manhã abundante, os habitantes exibiam foras das portas das suas residências, placas com o escrito bed and breakfast, tornando-o famoso.

Já em países como Alemanha, Suíça e Áustria, de acordo com o site Portal Brasileiro do Turismo, a expressão conhecida e utilizada para denominar a hospedagem domiciliar é zimmerzu vermiten, o que traduzido significa quartos para alugar.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Participação em Concurso!!


No mês passado, nos inscrevemos no Prêmio Técnico Empreendedor 2009 realizado pelo Sebrae, na categoria tecnólogo e tema inclusão social. Esse concurso é voltado à estudantes e possui uma etapa regional e outra nacional.

O projeto propõe a partir da criação de uma agência de hospedagem domiciliar, o fomento do turismo na cidade, mais especificamente no bairro de Vila Madalena, por meio da divulgação, e formação de rede de hospedagens domiciliares, onde os proprietários poderão disponibilizar leitos ociosos em suas residências para visitantes, através da prestação de serviços, que refletirá em oportunidades de emprego, geração de renda, além do enriquecimento social e cultural proveniente do contato entre hóspede e anfitrião.

A proposta da agência de hospedagem domiciliar, batizada de MADALENA INN visa beneficiar a comunidade ao qual está inserida além de colaborar para a humanização das viagens e respeitando o conceito de sustentabilidade. Foi idealizada com o objetivo de incorporar os moradores no fenômeno do turismo e aproximar o turista do cotidiano da realidade visitada sem que haja a desconfiguração de áreas residenciais nem gastos com novas construções.

Para quem quiser saber mais sobre o Prêmio Técnico Empreendedor basta acessar
http://www.sebraesp.com.br/fique_olho/premio_tecnico_empreendedor e tirar suas dúvidas.

A divulgação dos resultados da etapa regional será dia 30/09/2009. Agora é esperar e torcer!!!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Hospedagem Domiciliar - Definições Parte II

Nesse trabalho, pretende-se associar a hospedagem domiciliar à idéia de um serviço prestado e comercializado em uma residência e de convívio entre hóspede e morador anfitrião. Conseqüentemente serão descartadas algumas modalidades de hospedagem domiciliar já citadas na última postagem, ressaltando outras e igualando o conceito de hospedagem domiciliar ao conceito do bed and breakfast.

Mas, antes, vamos explicar o que é hospedagem do tipo bed and breakfast a partir das definições encontradas.

A primeira é a elaborada pela ONG LUNUX que realizou um projeto de consultoria para a questão de hospedagem domiciliar na cidade do Rio de Janeiro:
Geralmente os B&B são definidos como residências aonde um morador, ou anfitrião, oferece um quarto onde pernoitar e um café da manhã ao viajante na manhã seguinte. O uso do banheiro está incluído, sendo que muitas vezes este é de uso comum à família. Este é o tipo de B&B, conhecido como homestay, ou, para nós, como hospedagem domiciliar.

Encontramos também uma definição de Maria Augusta Araújo Cruz e Maria Poggi e Borges, em um artigo da Revista Turismo – Visão e Ação de maio/ago. 2006 :
Um outro tipo de hospedagem de pequeno porte é o denominado Bed and Breakfast (B&B), que, em português, seria traduzido como cama e café, onde os proprietários alugam quartos de seus imóveis, que possuem algum valor histórico, no local onde se encontram ou por ser uma casa exótica ou, simplesmente, por possuir localização agradável, e servem o café da manhã, já incluso no valor da diária.

E ainda a definição encontrada no Portal Brasileiro do Turismo que afirma que bed and breakfast são acomodações em residências ou pequenos prédios, em que o proprietário habita e oferece serviço personalizado, ele mesmo servindo o café da manhã.

Depois de analisadas as definições de hospedagem domiciliar e bed and breakfast e levando-se em conta características essenciais para a realização de uma hospedagem domiciliar, que são: a hospedagem é realizada em uma residência com moradores e hóspedes compartilhando alguns ambientes, o serviço é remunerado e além da hospedagem, os proprietários prestam alguns serviços como o café da manhã; pode-se criar uma definição de hospedagem domiciliar que será usada de agora em diante na continuação dos estudos:

Hospedagem Domiciliar é aquela em que o morador, por meio de atendimento familiar, disponibiliza de um a três quartos em sua residência, totalizando no máximo nove leitos, construída originalmente para moradia, oferecendo ao hóspede café da manhã, serviços básicos necessários para sua hospedagem e alguns ambientes compartilhados com a família anfitriã, mediante remuneração.

domingo, 17 de maio de 2009

Hospedagem Domiciliar - Definições

A primeira meta desse projeto de iniciação científica vem sendo definir o que é hospedagem domiciliar. Após analisar as definições encontradas, escolheremos uma para servir de parâmetro para nossa pesquisa.
Seguem algumas definições de hospedagem domiciliar encontradas:

De acordo com Ana Bauberger Pimentel em sua dissertação de mestrado
“Hospedagem domiciliar na cidade do Rio de Janeiro: o espaço de encontro entre turistas e anfitriões”, a hospedagem domiciliar é uma estrutura residencial na qual moradores recebem turistas a pagamento, e podem ser classificadas em quatro modalidades:
1ª Casas construídas e mantidas prioritariamente para o aluguel de temporada. Neste caso só são ocupadas ocasionalmente pelos proprietários principalmente em férias ou feriados.
2ª Casas habitadas que são alugadas para temporada – os moradores deixam temporariamente suas casas para que os turistas possam se instalar.
3ª Casas onde moradores disponibilizam um cômodo para os turistas, mas não se preocupam em oferecer serviços (limpeza, café da manhã, etc.)
4ª Casa onde os moradores disponibilizam um cômodo para os turistas e se encarregam dos serviços.

Para Paul Lynch, citado por Ana Bauberger Pimentel no trabalho acima referido, a hospedagem domiciliar possui três principais tipos, são eles:
1ª A hospedagem comercializada dentro de casa particular, nesse caso está incluído o bed and breakfast.
2ª Hospedagem comercializada onde o dono reside e a unidade também é o lar da família, mas em que o espaço público para o visitante é separado do espaço familiar.
3ª A acomodação tipo self-catering, na qual os donos não vivem no local.

A Prefeitura do estado do Rio de Janeiro também possui uma definição de hospedagem domiciliar, encontrada no endereço:
http://www.rio.rj.gov.br/hospedagemdomiciliar. Para ela, a hospedagem domiciliar é uma modalidade especial de hospedagem, em que o hóspede utiliza um quarto na residência do anfitrião, compartilhando alguns espaços da residência.

No site da Prefeitura do Rio de Janeiro também são encontrados documentos da palestra sobre Hospedagem Domiciliar ocorrida em 2006. Entre esses documentos de palestra, há o escrito por Michelle Lima que descreve o caso de Fernando de Noronha, onde hospedagem domiciliar, tem “frutos”, são chamados de pousadas domiciliares (termo escolhido por meio de uma oficina participativa entre todos os proprietários dos meios de hospedagem e das agências de receptivo da ilha), e que tem como definição:
Meio de Hospedagem com atendimento familiar, normalmente limitado apenas ao necessário à hospedagem do turista e servindo também de moradia para a família dos proprietários do estabelecimento. Na sua grande maioria de aspectos arquitetônicos, instalações e equipamentos originalmente construídos para residência.

Como se vê, as definições de hospedagem domiciliar são bem diversificadas e merecem um estudo paciente e detalhista.

Aguardem nossas próximas atualizações!!

terça-feira, 12 de maio de 2009

Apresentação do blog

A criação do blog “Desvendando a Hospedagem Domiciliar”, é um dos objetivos do Projeto de Iniciação Científica do IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo, que será desenvolvido ao longo de 2009 pelos alunos Ana Caroline Simões e Wagner da Silva Olivares, sob a orientação da professora Érika Sayuri Koga.
O projeto de iniciação científica cujo título é: "Hospedagem Domiciliar na cidade de São Paulo: estudo de implementação no bairro de Vila Madalena", tem muito objetivos, além da elaboração do blog, dentre eles:
* Analisar a hospedagem domiciliar como opção de meio de hospedagem;
* Levantar e analisar casos de hospedagem domiciliar já implementadas no Brasil e no mundo, elencando seus fatores positivos e negativos;
* Demonstrar as vantagens econômicas, culturais e sociais decorrentes desse tipo de hospedagem ;
* Discutir sobre a qualidade e hospitalidade nas hospedagens domiciliares.
À medida em que todos os objetivos vão sendo contemplados e o projeto desenvolvido, o blog será atualizado com as novas informações adquiridas, como forma de esclarecer dúvidas e trazer novidades acerca do tema, tão pouco conhecido e explorado.

Assim, pode servir como ferramenta de consulta para estudantes e interessados em hospedagem domiciliar e proporcionar um espaço de debate sobre o assunto.